VISITA A SEITA DA "SANTA VÓ ROSA" (Igreja Apostólica)

VISITA A SEITA DA "SANTA VÓ ROSA" (Igreja Apostólica)
O Prof. Paulo Cristiano com alguns alunos do Curso de Apologética após o término da visita

Flagrante: Hino que incentiva explicitamente a adoração à Santa Vó Rosa

VISITA À ESTACA MÓRMON

VISITA À ESTACA MÓRMON

Prof. João Flávio e alguns alunos do curso em visita a uma capela mórmon

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Módulo do Mês de Novembro: Congregação Cristã no Brasil

Origem e fundador: A CCB foi fundada em 20 abril de 1910, pelo italiano Louis Francescon, na cidade de Santo Antonio da Platina, no Estado do Paraná, Brasil. O nascimento de Francescon deu-se em 29 de março de 1866, em Cavasso Nuovo, Província de Udine - Itália, e sua morte em 07 de setembro de 1964, na cidade de Oak Park, Illinois - Estados Unidos. Tendo imigrado para os E.U.A em 03-03-1890, Francescon filiou-se a igreja Presbiteriana Italiana de Chicago, onde foi eleito diácono e posteriormente ancião. Separou-se da igreja por ter tido uma "revelação divina" de que o batismo desta estava errado. Vem para o Brasil e funda a seita no Paraná, e em fins de junho do mesmo ano vem a São Paulo, e batiza 20 pessoas oriundas de denominações evangélicas e alguns católicos. Em 1943 é publicada a primeira edição em português do hinário de uso exclusivo da CCB - "Hinos de Louvores e Súplicas a Deus", até então só se cantava em italiano.

Sede: No bairro do Brás em São Paulo.

Total de adeptos: Possui mais de 19.000 igrejas espalhadas em todo o mundo e cerca de 2,5 milhões de fiéis.

Hierarquia: No artigo 18 do Estatuto de 2004 da CCB está escrito que “nela não existe hierarquia; entretanto, é respeitada a antiguidade entre os membros do Ministério”. Essa antiguidade na prática se resume grosso modo como se segue: Ancião mais velho, ancião, cooperador de ofício ministerial, diácono e porteiro.

Doutrinas: Os 12 pontos de fé que resume o credo doutrinário da CCB é praticamente igual aos demais credos professados pelas igrejas evangélicas em geral. No entanto, na prática a CCB possui um outro credo que consiste nas seguintes doutrinas: São contra o cargo de pastor, não aceitam o sistema de dízimos, rebatizam as pessoas, crêem na predestinação por meio de sua igreja, acreditam no sono da alma, existe a utilização do véu pelas mulheres etc.

Autoridade doutrinária: A Bíblia é considerada um manual de regra de fé, no entanto, somente na tradução de João Ferreira de Almeida Atualizada (ARA), e de acordo com a interpretação dos líderes. A CCB além de ser contra o estudo teológico é contra qualquer tipo de literatura. Além da Bíblia as mensagens dos anciãos recebidas no momento do culto o que chamam de "buscar a palavra" é consideradas inspiradas por Deus, assim como as chamadas “Mensagens”, uma série de "profecias" dadas aos adeptos.
A CCB possui apenas alguns livretos considerados relatos oficiais: “Histórico da Obra de Deus revelada pelo Espírito Santo, no século atual”, um relato sobre a origem e o desenvolvimento da CCB, “Pontos de Doutrina e Fé que uma vez foi dada aos santos”, um manual doutrinário, “Histórico e instruções às orquestras”.

Facções: Congregação Cristã no Brasil Renovada, Igreja Cristã Renovadora, Cristã Universal Independente e Congregação Cristã Época da Graça.

Bibliografia

AMARAL, José. A igreja do Véu: igreja ou heresia? 4 ed. Goiania/GO: edição do autor, 2001.

MILTON, S.V. Conhecendo a Congregação Cristã no Brasil. 2 ed. Curitiba/PR: A.D Santos, 1998.

2 comentários:

Anônimo disse...

A Congregação Cristã Renovada não existe faz muitos anos, A Igreja Crista Universal Independente não é dissidencia da CCB e a Epoca da Graça tem origem do movimento pentecostal Russo e não da CCB...

http://ccbvirtual.blogspot.com/2008/11/dissidncias-e-movimentos-relacionados.html

Anônimo disse...

Além da observação acima, é necessário outra correção: a bíblia utilizada é a Almeida Corrigida, e não a versão Atualizada.

Ministério Apologético CACP

"Respondendo aos desafios da Fé Cristã"