VISITA A SEITA DA "SANTA VÓ ROSA" (Igreja Apostólica)

VISITA A SEITA DA "SANTA VÓ ROSA" (Igreja Apostólica)
O Prof. Paulo Cristiano com alguns alunos do Curso de Apologética após o término da visita

Flagrante: Hino que incentiva explicitamente a adoração à Santa Vó Rosa

VISITA À ESTACA MÓRMON

VISITA À ESTACA MÓRMON

Prof. João Flávio e alguns alunos do curso em visita a uma capela mórmon

domingo, 6 de setembro de 2009

MÓDULO DO MÊS: MORMONISMO

Estrutura didática do módulo:

1. História e origens
2. Doutrinas
3. Argumentos
4. Refutação

Bibliografia

Bibliografia Básica
ANKERBERG, John; WELDON, John. Os fatos sobre os mórmons: um manual útil para compreender as reivindicações do mormonismo. Porto Alegre: Obra Missionária Chamada da Meia-Noite, 1998.

MCELVEEN, Floyd C. A ilusão mórmon. Miami, Flórida/EUA: Ed. Vida, 1981.

Bibliografia Complementar
GEER, Thelma Granny. Por que abandonei o mormonismo. Impressionantes revelações acerca das doutrinas e práticas mórmons. Deerfield, Flórida/EUA: Ed. Vida, 1991.

Perfil do grupo

Origem e fundador: A seita mórmon foi fundada por Joseph Smith Jr. (1805-1844), em 1830, em Nova York, EUA. Segundo a História oficial, a igreja teve início quando Smith teve uma visão onde apareceram respectivamente o Pai e o Filho. Estes personagens afirmavam que todas as igrejas estavam desviadas da verdade e que ele seria usado para restaurar a verdadeira igreja de Cristo.
Na última década, o mormonismo foi uma das seitas religiosas que mais ganhou adeptos em todo o mundo, hoje reúne mais de 5 milhões de fiéis somente nos Estados Unidos. Os primeiros missionários mórmons chegaram ao Brasil em 1935 e hoje o país é o terceiro em número de seguidores. A maior parte dos missionários mórmons tem entre 19 e 20 anos e 70% dos mórmons no mundo todo não nasceram mórmon. Seus membros devem doar 10% de seus ganhos à igreja.
Há quase uma década, seu patrimônio era estimado em 25 bilhões de dólares, e seus membros incluem pessoas influentes como o candidato à presidência dos EUA, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney.

Nome Oficial: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Sede: A sede desta seita encontra-se em Salt Lake City, Utah EUA.

Hierarquia: A Igreja é dirigida por um presidente e profeta. O atual presidente é Thomas Monson, de 80 anos. O Presidente tem dois conselheiros e esses três líderes constituem a Primeira Presidência. A Primeira Presidência é auxiliada pelos Doze Apóstolos. Abaixo destes vem o quórum dos Setenta. A nível local as congregações são dirigidas por bispos. Em ordem hierárquica temos a Primeira Presidência, o Quórum dos Doze, as Presidências de Área, A Presidência da Estaca e o bispo.

Doutrina: Seu conceito sobre Deus é extremamente exótico. Vejamos. Deus Pai existiu como homem para chegar a ser Deus. Teve corpo físico e também uma esposa (a “mãe celestial”). Não há Trindade, mas, sim, um triteísmo. Ou seja, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três deuses separados, apesar de afirmar que a pessoa do Espírito Santo nem sempre teve uma definição exata. Os homens dignos podem, um dia, ser deuses.
Jesus é um Deus separado do Pai (Elohim). Foi criado como um filho espiritual pelo Pai e pela mãe no céu. É o “irmão mais velho” de todos os homens e seres espirituais, inclusive de Lúcifer.
Seu corpo foi gerado pelo ato sexual entre Elohim (que também é identifi cado com Adão) e Maria. Jesus foi casado e Maria Madalena é uma de suas esposas, bem como as mulheres referidas em Lucas 8.1-3.
A morte de Cristo na cruz não proporcionou a expiação completa por todos os pecados, apenas a ressurreição para todos. Somente pela obediência aos mandamentos e ordenanças da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias o homem alcança a salvação.
Os mórmons crêem que serão ressuscitados pela graça, mas salvos (exaltados à divindade) pelas obras, principalmente pela lealdade aos líderes, pelo batismo por imersão, pelo ato de dizimar, pelas ordenanças, pelo matrimônio e cerimônias secretas no templo.
Os adeptos do mormonismo não podem ingerir álcool, café ou chá. O tabaco também é extremamente proibido. Defendem o batismo em nome dos mortos, sendo que, para isso, organizam extensas genealogias, a fi m de salvarem seus antepassados por meio desse ato. Fazem intenso trabalho missionário e visitas de casa em casa. Somente os membros de bom testemunho podem participar das cerimônias secretas no templo.
Seus adeptos contam com uma rede de assistência social muito ampla. Até 1978, os negros não tiveram acesso ao sacerdócio mórmon e não puderam participar de outros privilégios. Mas,depois dessa data, as restrições aos negros ao sacerdócio deixaram de existir.

Total de adeptos: Hoje, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma religião mundial que comporta mais de 13 milhões de adeptos no mundo todo, dos quais mais da metade vive em locais fora dos Estados Unidos. Ela já considerada a quarta maior denominação dos EUA. É representada por mais de 60.000 missionários, em 162 países com mais de 350 missões. Os três maiores países com populações significantes de mórmons são EUA com 5.503.192, México com 980.053 e Brasil com 897.091 adeptos. A igreja tem conseguido crescimento significativo também na África, onde soma mais de 250.000 membros.
Publicou mais de 100 milhões de exemplares do Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo, em 93 idiomas. Tem mais de 100 templos no mundo todo.

Autoridade doutrinária: Nas “Regras de Fé d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias” está escrito “Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, desde que esteja traduzida corretamente; também cremos ser o Livro de Mórmon a palavra de Deus”. Além do Livro de Mórmon, Joseph Smith registrou outras revelações que alegadamente recebeu de Deus. Muitas dessas revelações encontram-se em dois pequenos livros intitulados, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor. Além das revelações oficiais há as revelações constantes de seus profetas e apóstolos.

Facções: Comunidade de Cristo, antiga Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ( ramo que aceitou Joseph Smith III como sucessor do pai) e a Igreja Strangita ( ramo que aceitou James Strang como sucessor de Joseph Smith).

Ministério Apologético CACP

"Respondendo aos desafios da Fé Cristã"